Fonte: DHUA – Costum Acrylic Mirrors (China)
http://pt.dhuaacrylic.com/news/what-is-the-development-history-of-acrylic/
Como todos nós sabemos, o acrílico também é chamado de plexiglass com tratamento especial. O vidro acrílico é um termoplástico transparente, leve e resistente a estilhaços, o que o torna uma alternativa atraente ao vidro.
As formas de vidro artificial datam de 3.500 aC, e a pesquisa e o desenvolvimento do acrílico têm mais de cem anos de história.

Em 1872, foi descoberta a polimerização do ácido acrílico.
Em 1880, a polimerização do ácido metil acrílico era conhecida.
Em 1901, foram concluídas as pesquisas sobre a síntese do polipropionato de propileno.
Em 1907, o Dr. Röhm estava determinado a expandir sua pesquisa de doutorado sobre polimerizado de éster de ácido acrílico, um material incolor e transparente, e como ele poderia ser usado comercialmente.
Em 1928, a empresa química Röhm and Haas usou suas descobertas para criar o Luglas, um vidro de segurança usado em janelas de carros.
Dr. Röhm não foi o único a se concentrar em vidro de segurança – no início da década de 1930, químicos britânicos da Imperial Chemical Industries (ICI) descobriram o polimetilmetacrilato (PMMA), também conhecido como vidro acrílico. Eles registraram sua descoberta em acrílico como Perspex.
Os pesquisadores da Röhm e Haas seguiram de perto; eles logo descobriram que o PMMA poderia ser polimerizado entre duas folhas de vidro e separado como sua própria folha de vidro acrílico. Röhm registrou isso como Plexiglass em 1933. Nessa época, a EI du Pont de Nemours & Company (mais comumente conhecida como DuPont), nascida nos Estados Unidos, também produziu sua versão de vidro acrílico sob o nome Lucite.
Durante a Segunda Guerra Mundial, com excelente resistência, tenacidade e transmitância de luz, o acrílico foi aplicado pela primeira vez no pára-brisa de aeronaves e no espelho de tanques.
À medida que a Segunda Guerra Mundial chegava ao fim, as empresas que fabricavam acrílicos enfrentavam um novo desafio: o que poderiam fazer a seguir? Os usos comerciais do vidro acrílico começaram a aparecer no final da década de 1930 e início da década de 1940. As qualidades de resistência a impactos e estilhaços que tornaram o acrílico excelente para pára-brisas e janelas agora se expandiram para viseiras de capacetes, lentes externas de carros, equipamentos de choque da polícia, aquários e até mesmo o “vidro” em torno de pistas de hóquei. Os acrílicos também são encontrados na medicina moderna, incluindo lentes de contato duras, substituições de catarata e implantes. Provavelmente, sua casa também está cheia de vidro acrílico: telas de LCD, vidros inquebráveis, porta-retratos, troféus, decorações, brinquedos e móveis geralmente são feitos de vidro acrílico.
Desde a sua criação, o vidro acrílico provou ser uma escolha acessível e durável para muitas aplicações (…)

Deixe um comentário